Tudo começou com Cecília Ramos, quadrinista e ilustradora freelancer formada em Comunicação Visual Design pela EBA/UFRJ. Em 2015, o projeto Cartumante de quadrinhos e artes sobre o cotidiano toma forma. Cecília fazia tirinhas e ilustrações sem ter ideia até aonde aquilo ia chegar. Hoje a Cartumante alcança dezenas de milhares de pessoas com muito humor ácido, sarcasmo e cores quentinhas. Além das tirinhas que estão por aí nas redes sociais (@cartumante em tudo 😉), já publicamos duas coletâneas em livros – Memes São a Salvação (2018) e Obrigada! Foi Um Transtorno (2022).
Não estamos só nas redes sociais, nós fazemos nossas malinhas e vamos para vários eventos, como a Comic Con Experience, Game XP, Anime Friends, Poc Con, Motim e muito mais. Além das tirinhas e dos nossos produtos, nós também fazemos trabalhos de design, ilustração e publicidade para marcas como Netflix, Sony Music Brasil, Ambev, HBO, Faber-Castell, Telecine, Megapix, Level Up! Games, EBAC e Cobasi.
Ficamos muito felizes que em 2020, a página foi finalista do prêmio HQMix e do troféu Ângelo Agostini como melhor webcomic e melhor publicação independente pela coletânea Memes São a Salvação. Foi em 2023 que ganhamos o prêmio HQMix na categoria de melhor webcomic e o nosso mais recente lançamento, Meu Tarô, é finalista do prêmio Latin American Design de 2024!
No final do dia, a verdade é que a nossa maior conquista é arrancar um sorrisinho seu quando uma tirinha nossa aparece no seu feed. Um amigo te ver dar uma risadinha enquanto olha pro celular "O que foi?" e daí você mostra pra ele uma tirinha da Cartu. Você lembrar de alguém quando vê um post nosso e marcar a pessoa nos comentários pra ela ver também. Você tomar seu cafezinho matinal numa caneca estampada com alguma piadinha que fizemos. Você ver todo dia uma arte nossa pendurada na sua parede ou mural. Você receber elogios porque saiu com uma das nossas camisetas.
(É clichê e meloso, sabemos, mas é verdade 🤷♀️ literalmente sem o carinho de vocês a nossa página não teria chegado onde chegou)